TOP 5 – Melhores lutadores de Jiu-Jitsu no UFC

Como já prometido, dessa vez fizemos o TOP 5 dos melhores lutadores de Jiu-Jitsu dentro do UFC. A maioria dos lutadores tiveram sucesso no esporte quando lutavam pelas suas equipes de kimono, mas essa escolha tem como objetivo apontar qual atleta possuí o melhor Jiu-Jitsu adaptado para o MMA, confira a lista abaixo:

RogerGracie_F1 – Roger Gracie

Acho que é quase indiscutível a primeira colocação da nossa lista, o brasileiro Roger Gracie mostra um arsenal gigantesco de técnicas de solo nas suas lutas de MMA. Sempre muito calmo e seguro com o seu Jiu-Jitsu 10 vezes campeão mundial na faixa preta, Roger venceu cinco das suas seis vitórias na carreira por finalização. O brasileiro tem apenas uma derrota no MMA e acaba de assinar com o UFC. Ainda sem luta marcada na organização, a estreia do especialista no chão é muito esperada pelos fãs do UFC, que estão ansiosos e esperam ver mais uma bela finalização dessa fera.

RonaldoSouza_Headshot2 – Ronaldo “Jacaré” Souza

Mais um estreante no UFC, o brasileiro Ronaldo Jacaré é outra lenda do Jiu-Jitsu que quer deixar seu nome também no MMA. Com 13 vitórias por finalização das suas 17 na carreira, Jacaré vem evoluindo bastante a sua trocação, mas é no chão que o brasileiro é temido por todos e pretende mostrar aos integrantes da categoria dos médios do UFC, inclusive a Roger Gracie, que veio pra dar trabalho na organização. Jacaré já tem luta marcada para o UFC on FX 8 no Brasil, contra o cipriota Costa Philippou, uma pedreira para a estreia do brasileiro.

DemianMaia_Headshot3 – Demian Maia

O brasileiro que já é conhecido por todos os fãs de MMA fica com a minha terceira colocação. Dono de lindas finalizações, Demian poderia ser o primeiro ou segundo colocado dessa lista pelo seu tempo de UFC e histórico de vitórias no chão da organização, mas ainda o vejo um degrau abaixo de Roger e Jacaré. Demian desceu para os meio-médios e atropelou Dong Hyun Kim, Rick Story e por último simplesmente dominou o especialista em defesa de finalizações Jon Fitch, que não chegou a ser finalizado, mas teve uma aula de Jiu Jitsu durante os três rounds de luta.

ViniciousMagalhaes_Headshot1524 – Vinny Magalhães

Talvez o lutador mais questionado por muitos nessa lista, mas coloco muita fé no Jiu-Jitsu de Pezão. Com oito vitórias por finalização das suas 10 na carreira, o brasileiro voltou ao UFC com uma ótima vitória por finalização (chave de braço) sobre o forte Igor Pokrajac, no UFC 152. O próximo desafio de Pezão será o wrestler Phil Davis, no UFC 159. O brasileiro está muito confiante para a luta e aposta em finalização contra o americano, que por outro lado, não ficou nem um pouco satisfeito com a decisão do UFC em casar essa luta.

FabricioWerdum_Headshot5 – Fabrício Werdum

Mais uma figurinha carimbada entre os fãs do UFC, Werdum tem um Jiu-Jitsu afiadíssimo e pode ser considerado o melhor entre os pesados. O brasileiro vem de duas grandes vitórias na organização, sobre os americanos Roy Nelson e Mike Russow. O lutador foi escolhido para ser técnico de uma das equipes da segunda edição do TUF Brasil, onde terá como adversário uma das lendas do MMA, Rodrigo Minotauro. Nas suas últimas lutas, Werdum mostrou confiança e muita técnica na trocação, mais um ponto positivo para o lutador que busca sua chance pela disputa do cinturão dos pesasdos.

Outros grandes nomes do Jiu-Jitsu ficaram fora da lista, mas é sempre bom lembrar esses atletas que poderiam fazer parte do TOP 5, como: Serginho Moraes, BJ Penn, Joe Lauzon, Frank Mir, Ben Henderson, Rodrigo Minotauro, Charles Oliveira, Renan Barão, Nate Diaz, Nick Diaz, entre outros. A presença de apenas lutadores brasileiros no meu TOP 5 não é nenhum tipo de patriotismo, mas sim minha opinião de que esses atletas possuem um nível superior de Jiu-Jitsu comparado com os outros lutadores da organização.

 


Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *